A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Como área específica de estudo tem um desenvolvimento relativamente recente, embora sua fundamentação científica seja resultante de várias décadas de conhecimento e investigação. No Brasil, a especialidade de neuropsicologia foi regularizada por meio da Resolução do CFP Nº 002/2004.
Detalhando essa especialidade pode-se dizer que a neuropsicologia examina a relação entre o comportamento e o funcionamento mental nas áreas cognitiva, motora, sensorial e emocional por meio de testes psicométricos ou exames qualitativos. Ela compreende o estudo da expressão comportamental das lesões, doenças ou desenvolvimento anormal do cérebro, auxiliando no rastreamento das disfunções cerebrais em suas diferentes manifestações. A avaliação neuropsicológica serve como um instrumento auxiliar no diagnóstico de alterações nas funções corticais superiores (memória, linguagem, atenção etc.), na documentação de transtornos psiquiátricos e avaliação dos efeitos clínicos de intervenções terapêuticas.
A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica. Esta avaliação pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades neurológicas, problemas cognitivos, comprometimentos psiquiátricos, alterações de conduta, demências entre outros.