Hoje temos um material em video bem interessante sobre a demência de Alzheimer. É importante observar que a demência de Alzheimer não é o único tipo de demência que existe. Temos ainda como demência degenerativa a Demência com corpos de Levy, Doença de Parkinson, Doença de Pick (ou frontotemporal), Doença de Huntington, Paralisia Supranuclear Progressiva, Degeneração córtico-basal, Demência associada a degeneração cerebelar e associada a doença do neurônio motor, Demência mista (Alzheimer e Vascular em conjunto). Várias são as Demências não degenerativas: Demência vascular, Demência por depressão, Demências causadas por intoxicação de medicamentos, traumatismo cranioencefálico, hidrocefalia de pressão normal, tumores cerebrais, infecções do Sistema Nervoso Central, alcoolismo e transtornos carenciais, hipotireoidismo e doença de Creutzfeldt-Jakob.
Outros aspectos importantes a serem registrados são: "as demências podem ocorrer em jovens e adultos, entretanto, os idosos acima de 65 anos têm mais predisposição para o desenvolvimento desta síndrome; ela não é necessariamente progressiva, não é necessariamente decorrente de um processo degenerativo do Sistema Nervoso Central e envelhecimento não é causa de demência, entretanto, a maioria das pessoas que apresentam doença degenerativa poderão ter uma demência degenerativa irreversível e progressiva; há demências reversíveis e não progressivas (acima em itálico).
Em geral, as mulheres apresentam este quadro mais que os homens a partir dos 75 anos. Dos 65 anos aos 75 anos a prevalência é parecida entre homens e mulheres. O tipo mais comum é a Demência de Alzheimer atingindo cerca de 55% da população idosa, em seguida observa-se a Demência vascular atingindo 15% desta população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário