Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Reportagem interessante sobre a avaliação da memória em idosos trabalhadores

03/08/2011 - 10h42 - Folha online

Funcionários fazem teste de memória



           Grandes empresas têm desenvolvido ações para uma população que cresce cada vez mais nas corporações: as pessoas com mais de 55 anos. Na Petrobras, por exemplo, o tema de uma das campanhas de saúde deste ano foi longevidade.
           "Existe a necessidade de se manter trabalhando por mais tempo - há pessoas na empresa com mais de 80 anos", conta Eduardo Bahia, médico do trabalho da empresa.
           Para a campanha, a empresa disponibilizou orientação e testes para trabalhadores de todas as idades. "[As pessoas com mais de 55 anos] não querem ser tratados diferencialmente", destaca. Entre as ferramentas utilizadas na ação estavam treinamentos on-line e presenciais do Cérebro Melhor, que disponibiliza alguns deles gratuitamente na internet. Foram oferecidos exercícios para memória, atenção, raciocínio lógico, visão espacial e linguagem.
           "São exercícios para aumentar a reserva cognitiva", explica o sócio da empresa Ricardo Marchesan. No fim, os trabalhadores recebiam um relatório de desempenho.
           Segundo ele, o teste mais acessado pelos funcionários da Petrobras foi o de memória, em que era preciso recordar 25 palavras depois de 60 segundos.
          Segundo Marchesan, os exercícios "retardam o declínio cognitivo que acontece depois dos 25 anos e atrasam sintomas de Alzheimer".
         Apesar de a saúde mental ser um dos focos da Petrobras, Bahia explica que as ações para funcionários da terceira idade não podem ser isoladas. É preciso, diz ele, investir em um conjunto de programas e atividades como exercícios físicos e iniciativas de combate ao fumo.