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segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Algumas informações para pais e professores de crianças com TDAH PARTE 1

          A característica essencial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e severo do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento.Alguns sintomas hiperativo-impulsivos que causam prejuízo devem ter estado presentes antes dos 7 anos, mas muitos indivíduos são diagnosticados depois, após a presença dos sintomas por alguns anos. Algum prejuízo devido aos sintomas deve estar presente em pelo menos dois contextos (por ex., em casa e na escola ou trabalho).  Deve haver claras evidências de interferência no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional apropriado em termos evolutivos. A perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outro Transtorno Psicótico e não é melhor explicada por um outro transtorno mental.
         Crianças com TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) são muito sucetíveis a estressores ambientais, fisiológicos, emocionais, horário da semana ou do dia. Desta forma é importante que a criança passe por uma avaliação neuropsicológica que contemple uma breve avaliação psicológica para que desta forma possa ser detectado se a origem dos sintomas de TDAH são devido a existência do TDAH ou de algum transtorno psicólogico ou auditivo. No próximo post explicarei porquê problemas auditivos podem ser confundidos com TDAH e Transtorno de Aprendizagem.
          Em relação aos estressores ambientais observa-se que, qualquer situação ou contigência que envolva stress psíquico ou físico possibilita a agitação e diminuição da atenção da criança com TDAH, por exemplo, brigas familiares, doença na família, barulho em sala de aula, posição na carteira, localização na sala de aula etc. Quanto ao tempo, observa-se que determinados horários do dia ou da semana podem ser motivo de alteração comportamental. Horários estes que envolvem: atividades competitivas ou tediosas ou com algum tipo de carga emocional. Dependendo do bioritmo da pessoa determinados horários, como o período da manhã, pode ser desafiante para o portador de TDAH. Aspectos fisiológicos como fome, cansaço, dor, desconforto físico, entre outros, também, possibilitam mudanças atencionais e psicomotoras.  

O QUE MANTER EM MENTE COM ALUNOS E FILHOS QUE SÃO UM DESAFIO  
  • Planeje uma resposta e evite “reagir”;
  • Elogie, encoraje gratifique o desenvolvimento da melhora;
  • Mude o que você pode controlar... Você mesmo (atitude, linguagem do corpo, voz, estratégia / técnicas, expectativas, foco);
  • Seja firme, justo e estável;
  • Permaneça calmo;
  • Evite bater de frente (medir forças).